Fotovoltaicos na Arquitetura

Os componentes desta tecnologia tem sido adotados e incorporados em inúmeros projetos de arquitetos europeus, e tem demonstrado a sua capacidade de fazer parte da função e do visual do imóvel, sem alterar o efeito estético e funcional das fachadas.

Os painéis estão sendo frequentemente utilizados para sombrejar salas de escritórios, sem tirar a luminosidade natural aos ambientes, e sempre mantendo a função primaria de poupar energia elétrica.

Estas aplicações facilitam a obtenção do selo PROCEL INMETRO, já que melhoram diretamente o nível de eficiência energética dos empreendimentos.

 

Porque devemos usar a energia Fotovoltaica?


Porque não se baseia em um processo de combustão, por isto é absolutamente limpa, não tem nenhum sub produto de descarte, ao contrario do que acontece com a energia termoelétrica, o biomassa e a biogás, que sempre queimam algo, produzindo gás carbônico (CO e CO2) como refugo.

Porque não precisa ser transportada por centenas ou milhares de quilômetros, do ponto de geração até o ponto de consumo (como acontece com a energia hidrelétrica); mas pode ser gerada no telhado da sua casa ou da sua oficina, e utilizada no mesmo lugar.

Porque o seu processo de produção não envolve materiais que são potencialmente nocivos ou perigosos para os seres viventes, como a energia nuclear.

Porque o sistema se justifica em qualquer dimensão de potencia, de uma solução domestica de 2 KW até ás usinas de 40 MegaW; outros sistemas  se tornam viáveis só acima de potencias muitos mais elevadas (energia eólica).

Porque é de simples instalação e manutenção, não tem partes moveis que precisem de lubrificação ou de substituição.

Porque não requer instalação de circuitos de líquidos quentes para armazenar energia, como no caso da energia solar térmica.

Porque não gera poluição de nenhuma natureza, nem visual o acústica, a não ser “fazer um pouco de sombra”.

Para saber mais sobre esta e outras aplicações, entre em contato conosco!