Saiba mais sobre energia solar

 A célula fotovoltaica se baseia sobre o principio físico pelo qual algumas ligas de materiais (normalmente semicondutores, como o silício-boro) quando submetidos á energia da luz do sol apresentam uma diferença de potencial elétrico entre as suas extremidades. 

Este fenômeno foi descoberto por Alexandre Edmond Becquerelem 1839, mas a teoria físicaque explica o “efeito fotoelétrico”, do qual o “efeito fotovoltaico” representa uma subcategoria, foi publicado em 1905 por Albert Einstein,que por isto recebeu opremio Nobel.

Este fenômeno é hoje aproveitado nas nossas placas que, oportunamente construídas, quando expostas á luz do sol apresentam potenciais de 20-30 volts entre as extremidades das conexões.

Conectando entre elas vários painéis, é possível realizar geradores até de grandes potencias (milhões de watt).

O que caracteriza a qualidade de um painel, hoje, é o nível de eficiência em transformar a luz em eletricidade: os melhores produtos do mercado hoje tem um rendimento entre 13 e 20%, o que significa que estamos conseguindo aproveitar só uma parte da energia do sol. Mas estudos estão sendo conduzidos, e no futuro estas percentuaissão destinadas á aumentar.